contador de visitas
artistas
contador de visitas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista minha

Some Poesy: Desde quando você escreve poesias?

Héber : Olá. Me chamo Héber Bensi e escrevo desde 2003 oficialmente. Foi quando tive um poema selecionado por uma editora, a CBJE, para entrar em uma coletânea de poesia. Mas isso não significa que não escrevi anteriormente, gosto de dizer que nasci escrevendo, mas foi nessa época que percebi que queria ser escritor e comecei a levar mais a sério. Tinha 15/16 anos. Hoje tenho 24.

Some Poesy: Quais são suas influencias na literatura?

Gosto muito do alemão Bertold Brecht. Do poeta galês Dylan Thomas e do escritor George Orwell. Também amo o vocalista da banda inglesa The Clash, o Joe Strummer, que faleceu em 2002, suas letras me influenciaram muito. No Brasil as minhas principais influências são o poeta Glauco Mattoso, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Roberto Piva.

Some Poesy: Como é o rotulo de ser um poeta Rock’n’Roll?

Algumas pessoas me chamam assim. Eu nunca levei muito a sério rótulos, gosto de ir fazendo a minha arte tranquilamente. Mas acho legal que me chamem assim. É que a música, principalmente o Rock sempre foi a minha vida. Ouço música todo dia, toco violão desde criança, então é algo que está no sangue, assim como a literatura.
Quando comecei a escrever minhas letras, elas foram muito influenciadas pelo punk rock, principalmente pelo The Clash. Também pelo folk do Bob Dylan. Então vêm dai minhas influências poéticas. Por isso a veia ‘’roqueira’’ que alguns falam. Mas fico feliz com isso. Mas não é algo que eu me importe muito, rótulos e tal.

Some Poesy: Quais são suas bandas de Rock prediletas?

The Clash, Ramones, Bob Dylan, Flogging Molly, Cock Sparrer, The Adicts, Toy Dolls, The Pogues, Dropkick Murphys, Misfits, The Vandals, Mayhem, AC/DC, Scorpions, Pearl Jam, Dimmu Borgir, Tuatha de Danann, The Jam, Orthodox Celts, Beatles, Elvis, Stray Cats, Beach Boys, The Queers, Kreator, Slime etc.

Some Poesy: Qual é seu conselho para pessoas que estão começando a escrever agora?

Acho que o importante é fazer sempre o que gosta. Mesmo se não der certo, pelo menos você fez o que gosta. Eu penso assim. Como diz o Pessoa ‘’Tudo vale a pena se a alma não é pequena.’’ Eu acredito no ‘’Faça você mesmo’’ (Do it yourself), que significa você ir atrás de publicar, você publicar, fazer e-book, sabe, ir atrás, não esperar cair do Céu. Foi assim que pra mim deu certo. Não esperei acontecer, eu fiz acontecer.

Some Poesy: De onde surgiu o título de seu livro” O sandinista?

O livro chama ‘’Sandinista.’’ O titulo é uma homenagem a uma revolução socialista que aconteceu na Nicarágua anos atrás. Havia um líder chamado Sandino, seus seguidores eram os Sandinistas. Foi uma revolução que lutou por reforma agrária e liberdade. Meu livro não fala em si do movimento, mas fala desse sentido de liberdade e luta para fazer as coisas melhorarem, é uma coletânea de poemas meus.

Some Poesy: Sobre o que falam suas poesias?

Falam de tudo o que eu sinto. Incialmente eu era mais politico social, com influências do Bertold Brecht. Mas tem poemas meus que falam de amor, Deus, sabedoria, esperança, guerras, morte, vida, paixões, dor, eu sempre falei de tudo. Acho que bom poeta vê poesia em tudo , até onde ela parece não existir, que os olhos dos homens cumuns não vêem.

Some Poesy:Qual sua maior ambição?

Como escritor eu tenho realizado meus sonhos. Esse ano , se Deus quiser vou participar da Bienal do Livro, em São Paulo. Não tenho ambições, vou deixando as coisas acontecerem, o que Deus permitir pra mim está valendo.

Some Poesy: Como foi participar do projeto literário Delicatta VI?

Foi maravilhoso. Divulguei minha poesia, conheci outros escritores e pude recitar poemas em lugares como Saraiva Mega Store e Itaú Cultural.

Some Poesy: Um sonho?

Viajar pra Paris

Some Poesy: Uma frase.

Enquanto se fabricam escritores, alguns são escritores de nascença. Glauco Mattoso.

Some Poesy: Quem é Héber Bensi?

Servidor publico federal do Instituto federal de São Paulo (IFSP) escritor, poeta, e garoto do signo de peixes, portanto sonhador.

Some Poesy: O que seria da sua vida sem a poesia?

Acho que não teria conhecido Deus, nem minhas amigas e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário